PANTANAL
O Pantanal é a maior área úmida de água doce do mundo, com área de aproximadamente 200.000 Km² e abriga uma das mais impressionantes diversidades biológicas do planeta, onde vivem mais de 650 espécies de aves, 80 de mamíferos, 50 de répteis e 230 de peixes. O bioma abrange três grandes ecossistemas – Pantanal-Cerrado (Brasil), Floresta Seca Chiquitana (Bolívia) e Chaco (Paraguai) –, características que lhe conferem a condição de Reserva Natural da Biosfera (UNESCO/2000). O Complexo de Áreas Protegidas o Pantanal (MS e MT) também é listado como Patrimônio Natural Mundial (UNESCO/2000). É considerado o mais preservado dos biomas do Brasil.
Mato Grosso do Sul abriga aproximadamente 65% da área total do Pantanal e é considerado como um dos melhores destinos para apreciação de vida selvagem no mundo. É um dos destinos brasileiros mais procurados por amantes do ecoturismo em áreas naturais e é considerado um verdadeiro paraíso para observadores aves e fotógrafos de fauna e flora.
Por sua diversidade geográfica, o Pantanal pode ser desfrutado por terra ou por água, durante o ano todo em suas diversas regiões.
Os cruzeiros fluviais ecológicos são atrações inesquecíveis tanto para famílias em busca de experiências contemplativas como por aficionados da prática da pesca esportiva (pesque-e-solte) em barcos-hotéis de primeira classe.
Por terra, o Pantanal pode ser vivenciado em hotéis-fazendas e pousadas rurais, algumas das quais centenárias, que oferecem programas como safáris fotográficos diurnos e noturnos, cavalgadas, trilhas ecológicas com oportunidades de conhecer e conviver com as tradições da cultura da gente pantaneira e, especialmente, saborear a sua deliciosa gastronomia.
As experiências pantaneiras podem ser vividas principalmente nos municípios de Anastácio, Aquidauana, Miranda, Corumbá e Ladário.