Más destinos MS
Além dos mais conhecidos, existem outros destinos surpreendentes em Mato Grosso do Sul. Inscrições rupestres, observação de aves, turismo de aventura, turismo de compras e até a história do Brasil são atrativos nesses destinos.
O estado tem regiões de belezas naturais inacreditáveis e que ainda são pouco conhecidas como, por exemplo, a arte rupestre encontrada em vários sítios arqueológicos milenares, principalmente na região turística Rota Norte. Lá também é lugar de esportes de aventura, de um incrível visual que pode ser visto de cima dos morros, de paisagens naturais surreais e plantas raras.
Mato Grosso do Sul é um dos principais pontos de pesca de água-doce do país. Atrai milhares de turistas e pescadores amadores que buscam suas águas piscosas, como as dos rios Taquari, Coxim, Jauru e Piquiri, além dos rios da região do Pantanal. Passagens históricas do Brasil, como a Guerra do Paraguai, também aconteceram no Mato Grosso do Sul. E na mesma região foram encontradas pegadas pré-históricas de dinossauros que podem ter habitado o local e que estão sendo estudadas por cientistas.
Na região de fronteira, as opções de lazer vão desde o turismo de compras no Paraguai e na Bolívia e passeios em atrações urbanas como no Museu da Erva Mate, tudo isso aliado à cultura, gastronomia e preservação ambiental. Se o seu espírito é de desbravar, o MS também é o seu lugar!
Mato Grosso do Sul é um estado com destinos turísticos surpreendentes. Confira dicas e aproveite ao máximo cada momento, em cada lugar.
- - Certifique-se dos acessos, opções de transporte e o tempo que leva para chegar de um lugar ao outro. As distâncias em Mato Grosso do Sul podem ser longas.
- - A maior parte do tempo faz calor em Mato Grosso do Sul, então prefira roupas leves e tênis para ir aos passeios. Mas antes de viajar verifique a temperatura local, que pode ser de uns 35ºC no verão e até 0°C no inverno e a mudança de temperatura pode ser brusca.
- - Sugestões para não faltar na sua mala: roupas confortáveis, roupas de banho (biquínis, maiôs, sungas), boné ou chapéu, óculos escuros, binóculos, mochila pequena para levar água e alimentos leves, chinelos e sapatos baixos, botas ou tênis, camisetas, shorts, moletom/calças compridas e camisas de manga longa para passeios ao sol, capa de chuva, protetor solar, repelente, máquina fotográfica/subaquática, câmera filmadora, lanterna e agasalho. E, claro, outra roupa que você se sinta bem.
- - Não beba água de nenhum rio ou lagoa, mesmo que sejam cristalinos, pois ela pode ter propriedades que seu organismo não está adaptado.
- - Leve sempre algum dinheiro para consumo local, pois alguns lugares não operam com cartão de crédito ou débito.
- - A exposição demasiada ao sol pode causar insolação, portanto ande nas trilhas e passeios sempre com vestimenta adequada e acompanhado de guia local. Leve seu protetor solar, seu repelente e uma garrafinha d´água para as caminhadas.
- - Caso queira praticar pesca esportiva, lembre-se que é obrigatório estar munido de Autorização Ambiental para a prática da atividade, cujo formulário está disponível nas agências do Banco do Brasil no Estado, ou podem ser obtidos via internet através do site: www.imasul.ms.gov.br.
- - Não alimente os animais ou aproxime-se muito deles. Certa distância é sempre recomendável em se tratando de animais selvagens.
- - Informe-se sobre as comidas e bebidas típicas e saboreie nossa gastronomia. Temos muita influência de imigrantes de países vizinhos e de várias partes do mundo e um exemplo disso é o tereré, uma bebida típica de fronteira à base de erva mate e muito saboreada por nós no calor, pois é servida gelada. Tem também as comidas como a sopa paraguaia (que na verdade é um bolo salgado) e a chipa (as duas são de influência paraguaia), o churrasco com mandioca, o arroz carreteiro e o macarrão de comitiva (comida dos pantaneiros que fazem a travessia do gado nas fazendas), o sobá (de influência dos japoneses oriundos de Okinawa) que virou patrimônio imaterial de Campo Grande. Saboreie e surpreenda-se!
- - Fale sempre com seu agente de viagens, ele pode te orientar e tirar suas dúvidas para que sua viagem seja inesquecível. Bom passeio!
Consulado Honorário da República Tcheca
Rua Jair Abranches Mella, 1.079
Batayporã / Mato Grosso do Sul / Telefones: +55 (67) 3443 2555