Localizada ao pé da Serra de Maracaju, na margem direita do Rio Aquidauana, é considerada como uma verdadeira porta de entrada do Pantanal. Seus primeiros povoadores foram soldados imperiais remanescentes da Guerra do Paraguai, por volta de 1892. A chegada da Ferrovia Noroeste do Brasil, em 1912, aumentou sua importância regional, sendo elevada à categoria de município em 1918.
O município abriga em sua porção pantaneira diversas pousadas rurais de grande procura por turistas nacionais e estrangeiros, assim como várias estruturas de pesca no Rio Aquidauana.
Localizada a menos de 130 Km de Campo Grande, pela BR-262, a cidade também é acessível pela bela e cênica Estrada Parque Piraputanga, onde se pode praticar ecoturismo, turismo de aventura, aviturismo e gastronomia regional.
ATIVIDADES

POUSADA AGUAPÉ
Localizada em uma área formada por vegetação típica do Pantanal, mesclada com vegetação do cerrado, baías (lagos), vazantes e corixos (lagoas), é o ambiente ideal para observadores de aves (mais de 300 espécies já cadastradas). A pousada pertence a mesma família há mais de 150 anos e a partir de 1989 diversificou suas atividades, aliando o turismo ecológico à criação de gado. O rio Aquidauana com sua exuberante mata ciliar possibilita conhecer as riquezas do Pantanal na cheia, na seca e em qualquer época do ano. A pousada e as atividades se encontram na área rural, no município de Aquidauana (54km de distância) e os últimos 50 km de acesso são em estrada de terra. Alguns apartamentos são equipados com aquecimento solar e adaptados para cadeirantes. Atividades oferecidas: cavalgada, caminhada, safari fotográfico, passeio de barco no Rio Aquidauana, pesca esportiva de piranhas, focagem noturna, manejo de gado, passeio de charrete, passeio de caiaque e Observação de Aves.